7 Dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar

Sempre ouvimos reclamações do tipo: o supermercado está caríssimo! Contas de luz e água também. E estão mesmo bem caras. Só para provocar, pense no valor delas em relação a outros gastos que temos como jantares, pedidos de delivery, roupas, sapatos, bolsas, salões de beleza e pet shops.

Pegue sua conta de energia elétrica e a divida pelos dias do mês. Veja quanto custa por dia. Compare com outros gastos menos essenciais. Faça o mesmo com o supermercado. Pense quanto custa uma refeição fora de casa em comparação com uma compra semanal.

Dito isso, veja dicas reais para quem quer cozinhar em casa, comer bem e economizar rios de dinheiro. Geralmente o que é feito em casa, é feito com mais cuidado e higiene. Na compra tem espaço para um vinho, uma cerveja, chocolate, alimentos frescos e tudo mais que seu orçamento permitir.

1. Faça um planejamento simples e eficiente
Se você tem família, provavelmente a alimentação é um gasto bem substancial em seu orçamento. Planeje de forma realista as refeições e vá ao supermercado ciente que existirão dias em que você vai querer beber uma cerveja, dias em que vai precisar recorrer a uma refeição rápida e não tão saudável. Coloque tudo na lista. Petiscos, doces, churrasco, bebidas. Mesmo a conta final assustando, não se compara ao gasto de comer fora.

2. Tenha o mínimo de desenvoltura na cozinha
Procure aprender receitas simples. Use muito a panela de pressão, pergunte, pesquise e teste. Pergunte para as pessoas mais velhas e veja vídeos no YouTube.

3. Antes de estragar, congele
Atenção a tudo o que está em potes na sua geladeira. Antes que os alimentos estraguem, congele. O congelador é uma das invenções mais incríveis já realizadas e precisa ser aproveitado.

4. Faça porções maiores e congele ou guarde para outros dias
Do mesmo jeito que o planejamento para comprar os itens é importante, também faz sentido pensar na comida desta forma. Muitas receitas certamente serão mais práticas se forem feitas em maior quantidade e lá está o seu congelador para ser útil mais uma vez.

5. Permita-se fugir da dieta de vez em quando
Se você tem crianças, trabalha muito e não tem ajuda nem dinheiro de sobra, renda-se a um suco, nuggets ou mesmo macarrão instantâneo de vez em quando. Todo mundo faz, a diferença é que ninguém fotografa para colocar no Instagram. Relaxe.

6. Use a sua cozinha
Certifique-se que todos os utensílios têm utilidade real e que você gosta e sabe usá-los. Não faz sentido ter tantas coisas, se nunca são usadas.

7. Aventure-se mais
Experimente fazer bolos, pães e massas. É divertido, econômico e em algum momento pode se tornar inclusive uma fonte de renda extra. Veja o ato de cozinhar como uma maneira de aprender e exercitar novas habilidades, você vai se surpreender com os resultados.

Fonte: Dinheirama

Notícias relacionadas
10/11/2023
Outubro Rosa: Juntos na Luta Contra o Câncer de Mama
06/05/2023
Junho: Vermelho, Laranja e Roxo, conheça o significado de cada cor
02/01/2023
Conheça a campanha Fevereiro Roxo e Laranja
12/13/2022
Entenda as tarifas verdes nas contas de energia elétrica em dezembro
12/06/2022
3 dicas para economizar nas compras de fim de ano
10/19/2022
Confira dicas para comer fora de casa e economizar