O Dia do Securitário é comemorado anualmente no Brasil na terceira segunda-feira do mês de outubro.
Neste dia devemos nos lembrar do profissional responsável pela previdência privada, venda de seguros de vida, de automóvel, de incêndios, de saúde, de riscos marítimos e muitos mais.
Além disso, o securitário aconselha os clientes, a fim de que esses possam escolher o melhor tipo de seguro para si ou seus bens, e faz a gestão das diferentes apólices que lhe foram confiadas.
Uma apólice de seguro é algo que ninguém deseja utilizar. No entanto, como diz o ditado, “mais vale prevenir que remediar”. Assim, este profissional é essencial para nos ajudar a minimizar os riscos que estamos expostos cotidianamente.
Origem do Dia Nacional do Securitário
A data foi estabelecida pela Lei nº 12.640, de 15 de maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, como Dia Nacional do Securitário.
Em 2004 havia sido promulgado o Projeto de Lei nº 1143/2003 (estadual), do deputado José Carlos Stangarlini, de São Paulo, o qual instituía o Dia Nacional do Securitário/Previdenciário.
A primeira vez que os securitários foram homenageados, no entanto, foi no dia 18 de outubro de 1971, por sugestão do presidente do sindicato do Rio de Janeiro, Álvaro Faria de Freitas.